quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Inteligencia Espiritual

Inteligência Espiritual , chamada Coeficiente Espiritual do inglês Spiritual Quociente (QE) é uma terceira inteligência que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo e que nos torna mais efetivos e focados, sendo uma capacidade interna, inata do cérebro e da psique humana. Vindo seus recursos do próprio universo .
Sendo assim vamos lá:
Alguma vez ao enfrentar alguma situação difícil em sua carreira , como ser despedido ou ter encontrado muitas respostas negativas para seus projetos conseguiu manter-se determinado até conseguir o que desejava?
Em algum momento da sua vida arriscou tudo em uma atitude inovadora criativa e venceu o medo de errar?
Lembra-se da ultima vez que teve um problema complexo seja no campo profissional ou pessoal e que por encanto a resposta que vc tanto precisava apareceu assim como uma intuição?
Se vc respondeu sim a alguma dessas alternativas é provável que vc esteja aperfeiçoando o seu QE . A Inteligência Espiritual normalmente nos direciona em momentos de impasse, quando nos deparamos presos em armadilhas dos velhos padrões comportamentais.
Dona Zohar autora do livro Inteligência Espiritual começou suas pesquisas quando dava consultoria para executivos de uma grande empresa Norte -Americana " UM JOVEM DE APROXIMADAMENTE 30 ANOS DIZIA TER UM BELO SALÁRIO , UMA ÓTIMA FAMÍLIA MAS SENTIA UM BURACO NO ESTÔMAGO E TODOS OS OUTROS FIZERAM UM GESTO COM A CABEÇA CONCORDANDO COM ELE"
Diante desse relato surgiu a dúvida e todas as pesquisas que envolviam o assunto junto a psicólogos e neurologistas e concluiu-se que QI E QE podem trazer crescimento profissional e financeiro mas para ter paz interior e alegria o ser humano precisa ter QS
O que ocorre é que o mundo moderno o materialismo e o egocentrismo, provocaram uma grande crise existencial as pessoas passaram a buscar felicidade em bens materiais e não conseguem mais encontrar sentido para suas vidas , elas caminham em busca do nada.
O modelo adotado pelo mundo dos negócios , baseado no lucro imediato gerou uma cultura corporativa desconectada de valores mais profundos , esse modelo gera impactos ambientais resultante de uma devastação e exploração predatória até o desequilíbrio físico e psíquico de indivíduos .
No entanto QS de nada tem aver com religiosidade , muitas pessoas religiosas tem seu QS baixissimo pois buscam na religião apenas salvação e não percebem a importância do questionamento: Quem sou? Por que nasci? o que torna a vida digna de ser vivida? A resposta para tais questões seria encontrar o sentido para a vida ? Para isso foram detectados no cérebro conecções neurais nos lóbulos temporais que acionam a busca dessa necessidade incontrolável de encontrar o sentido da vida e se denominou esse ponto como "ponto de Deus" .
Mas somente o questionamento existencial por sí não basta, o importante é a percepção de que não estamos sozinhos no mundo que fazemos parte de um todo , desenvolver o principio do pertencer , a grande teia da vida .
Ter um QS desenvolvido nos traz autoconciência, crença no que se faz e nas pessoas, capacidade de lidar com adversidades, espontaneidade, capacidade de ir além dos interesses pessoais , compartilhamento de ideias, amor no trabalho , amor a si próprio e nas pessoas.
Para isso devemos buscar o nosso próprio eu interior seja através de uma oração, meditação ou o que lhe parecer mais confortável e que o faça entrar em contato com sua própria essência .
Olhar para as pessoas com olhos amorosos sem julgamentos .
Descartar conclusões precipitadas.
Ajudar e respeitar o próximo como um ser único assim como vc.
Ir do aprender para o compreender e transformar conhecimento em sabedoria.
Tudo isso servirá não somente para estimular o seu QS mais para ser um diferencial que somados ao QI e ao QE irá torna-lo um ser humano melhor.

Taciana Reis De Lima Benavides


Nenhum comentário:

Postar um comentário