sexta-feira, 7 de maio de 2010

CANAIS DE COMUNICAÇÃO


Compreender e ser compreendido ... é fácil??
Quando estava na faculdade de psicologia , aprendi que comunicação era uma coisa simples : receptor – emissor – mensagem – ruído , esta era a definição . E eu me perguntava desde então : se é tão simples a definição , porque na prática isso se complica tanto ??
E em busca destas respostas encontrei na PNL as explicações e mais ... alguns fundamentos que creio eu , me ajudaram muito a construir minha carreira profissional. Vamos a elas ...
Segundo a PNL todos nós temos 3 canais de comunicação que se desenvolvem a partir de nossos cinco sentidos . E é claro que se sou um ser humano perfeito tenho os três canais : VISUAL , AUDITIVO e CINESTÉSICO ( olfato+paladar+tato) . Durante o nosso desenvolvimento físico , emocional e psicológico , recebemos estímulos maiores para um ou dois destes canais e passamos a nos comunicar com o mundo através deles .
Até aí tudo bem , não fosse a necessidade humana de ser o centro do Universo . Ou seja , queremos e esperamos que todo o mundo se comunique conosco através daqueles canais que nos são mais acessíveis de compreensão e melhores desenvolvidos em nós ... Pronto ... Começaram os problemas !!!
Tenho certeza que acontece na vida de qq um de nós aquela intolerância em relação a alguém : “ Nossa , não consigo entender nada que fulano fala !! “ , “Eu tô falando grego ???” , “Não tenho paciência para conversar com Cicrano ... ele me cansa !!” e por aí vai ...
Provavelmente depois desta conversa vc vai entender que na verdade o que acontece é que esta pessoa que te incomoda tanto usa na comunicação dela o canal de comunicação menos desenvolvido em vc !
Pessoas de canal visual muito estimulado são aquelas que retém e apreendem através de imagens , são bons fisionomistas , péssimos para se lembrarem de nomes ( sons- canal auditivo), gostam de ambientes harmônicos, com cores combinadas e assim se veste tb . Come com os olhos , detesta restaurantes self-service com comidas mexidas , tem resistência a experimentar pratos de aparência “duvidosa”. Falam rápido , são bons para contarem casos e histórias vividas.
Já os auditivos são mais focados nas informações que lhe são passadas , tende a ter mente convergente , ou seja , prefere começar e terminar qq tarefa antes de iniciar outra , falam mais baixo , tendem a prolixidade (são mais explicadinhos) e qq coisa que vc disser a ele hoje , poderá ser usado contra( ou a favor) vc para o resto da vida !!!!
Os cinestésicos , ah! Os cinestésicos , preferem aprender fazendo , detestam ficar de fora dos projetos e conversas , adora organizar , desenvolver e executar as festas de família ou projetos da empresa .Quer estar JUNTO !! Tem uma sensibilidade bastante aflorada e gosta de experimentar sabores diferentes , diz que detesta falar ao telefone , mas fica horas conversando e qdo vai terminar a ligação já quer combinar de estar com a pessoa , pois só o telefonema ´para ele é pouco !! Captam com mais facilidade o astral do local podendo até mudar seu humor dependendo do ambiente (acolhedor ou hostil).
Podemos passar horas ou muitas pautas descrevendo cada um dos canais e quais seriam os seus !!
Então , a saída para uma boa comunicação e a diminuição de conflitos nos relacionamentos pessoais e profissionais passa pela compreensão dos códigos de cada um dos canais e a partir daí usar do seu bom senso para conversar com o outro no “idioma” ( canal de comunicação ) dele .
Maiores informações ...www.estrategiascptohumano.com.br.
Beijos
Carla Correia

Um comentário:

  1. Carla, adorei o texto, eu sou o primeiro rss, me identifiquei logo.....bjks....amei aqui....Gil

    ResponderExcluir